sábado, 28 de janeiro de 2017

Contos da Escuridão - Pérola Obscura dos anos 80


Dia desses, garimpando filmes antigos no YouTube, me deparei com uma pérola dos filmes de terror no formato de antologia dos anos 80: Contos da Escuridão (Tales from the Darkside: The Movie; 1990).  Apesar de ter sido lançado nos cinemas em 1990, a linguagem, o clima e os sustos são bem anos 80, na melhor forma possível.

Então, sem mais delongas, vamos falar sobre esse clássico obscuro.







O FILME

O nome é baseado em um seriado de histórias de terror, fantasia e ficção científica que foi ao ar entre 1983 e 1988 na televisão americana. Cada episódio era uma história independente, que geralmente terminava com uma reviravolta no enredo (plot twist).

O filme é organizado na forma de antologia. Três histórias são contadas e existe uma quarta que serve para ligar as demais. As três histórias são basicamente bem diferentes por um motivo bem especial: cada uma delas foi baseada no conto de um escritor.  Ou seja, não espere o susto pelo susto, com desfiles de monstros e enredo inexistente... as histórias aqui são obras de mestres.

A HISTÓRIA DE LIGAÇÃO

O filme começa com uma senhora chegando em casa ("Debbie" Harry, ela mesma, vocalista do Blondie, ex-namorada de Joey Ramone e atriz de diversos filmes). Descobrimos que ela mantém preso em sua dispensa um menino (Matthew Lawrence, que mais tarde faria "Uma Babá quase Perfeita) e que seus planos incluem o garoto como prato principal.

Essa parte faz uma referência a João e Maria, os irmãos que também eram o sonho de consumo culinário de uma certa bruxa...



Disposto a ganhar tempo, o pirralho começa a ler alguns contos de um livro que ela tinha deixado para ele. Esse é o gancho para a apresentação das demais histórias.

Gosto muito da Debbie, mas revendo esse filme tenho a impressão de que ela estava sob efeito de anestésicos quando gravou suas cenas.







LOTE 249

 Baseado em um conto de Sir Arthur Conan Doyle (o criador de Sherlock Holmes), esse foi considerado por muitos críticos como segmento mais fraco.  Eu discordo. Não dá pra desmerecer um segmento que tem Steve Buscemi como vilão, mesmo que um pouco caricato.  Não consigo assistir esse filme sem pensar que ele tem algum parentesco com Herbert West, o Re-Animador (Re-Animator), personagem de H.P. Lovecraft. Os dois tem muito em comum: estudantes solitários, esquisitões e brilhantes... só que...

O filme mostra o universitário Andy (Christian Slater, que consegue empregar sua canastrice ao personagem de forma hilária) às voltas com uma questão delicada: sua irmã Susan (Moore ainda novinha no cinema mas fazendo muito bem o papel de uma cretina diplomada) e seu namorado Lee (Robert Sedgwick, boa sorte procurando a filmografia dele) passaram outro aluno para trás para conseguirem uma cobiçada bolsa estudantil.


Acontece que o aluno enganado, Bellingham (Steve Buscemi), não fica muito satisfeito e, sabendo da mutreta, arma sua vingança. E como ele faz isso? Com estilo "C.D.F. do mal"!


Através de um antigo encantamento, ele reanima uma múmia que adquiriu recentemente (o lote de número 249 do título) para que o monstro se vingue de seus desafetos.

Cabe a Andy tentar enfrentar o seu colega e por um fim na história toda.





Gosto muito desse segmento pelo clima de suspense. A dinâmica dos acontecimentos se sobrepõe criando aos poucos, mas sem enrolar demais, uma aura de apreensão. Em tempos de filmes com jumpscares a cada 15 minutos, é a típica situação que devia ser valorizada.

Um pequeno parêntese: O conto foi escrito em 1892. Apesar do filme ser ambientado em uma época mais contemporânea, a compra da múmia, algo não tão incomum em 1892, foi mantida. 

GATO DO INFERNO

Adaptado de um conto de Stephen King, esse segmento tem um ar mais sombrio e sempre me fez pensar nos antigos filmes de mistério da Hammer.



Um homem "muito profissional" chega a uma mansão isolada em uma noite escura e assustadora. Ele tem uma reunião de negócios com o Sr. Drogan (William Edward Hickey), um homem idoso em cadeira de rodas, agora o único morador da mansão.

Drogan, o milionário dono de uma indústria farmacêutica, quer contratar os serviços de Halston (David Johansen, que além de ator e compositor, foi um dos membros fundadores da banda de rock New York Dolls, uma das preferidas dos... Ramones!) como assassino profissional para se livrar de uma vítima no mínimo inusitada: um gato preto que também habita a mansão. Pelo serviço ele receberá $ 100.000,00 (cem mil dólares!!!!).

Drogan conta ao assassino que o gato, apesar de parecer inocente, foi o responsável pela morte de três pessoas que moravam naquela mansão.

Claro que, pela moleza do serviço, o assassino aceita.

Trouxa!

VOTOS DE AMOR

A terceira história é baseada em um autor pouco conhecido no Brasil (pelo menos eu nunca tinha ouvido falar nele e fui salvo pela Wikipedia ao escrever essa postagem...): Lafcadio Hearn ou Koizumi Yakumo, escritor com nacionalidade Grega e Irlandesa.  Esse conto dele é baseado em uma lenda japonesa popular, a Yuki-onna.



Preston (James Remar, um cara que praticamente só recebe papel de vilões em tudo que é filme que faz), escultor, está em pleno inferno astral: seu agente dá um pé na sua bunda, suas obras perdem espaço na galeira e ele está devendo rios de dinheiro. Pra completar seu infortúnio, ao voltar para casa depois de uma sessão de bebedeiras presencia algo macabro: um monstro mata um homem em um beco escuro e diz que poupará a vida do artista se ele não contar nada. Claro que o artista aceita e, com medo de que o mostrão mude de ideia, sai correndo dali.

Na mesma noite ele conhece a bela Carola (Rae Dawn Chong, que explodiu um carro da polícia com uma bazuca em Comando Para Matar) e eles acabam tendo um relacionamento duradouro. Se casam, tem filhos, as obras dele começam a fazer sucesso. E então, anos depois, ele resolve que deve contar o que aconteceu naquela noite à esposa.

Aguarde o final.

E depois disso tudo temos o final da história de ligação.

Claro que depois de tantos anos o filme envelheceu. Claro que os efeitos especiais, pra uma platéia acostumada à bizarrice do C.G.I., podem parecer pueris.  Mas se você estiver procurando um terror divertido, para ver com amigos num encontro ou mesmo aproveitar uma noite do tipo "edredom e pipoca", pode tentar esse aqui sem medo de errar.

Um comentário:

  1. ACABEI DE ASSISTIR A ESSES CONTOS, E FIQUEI FELIZ ,POIS OS ATORES E AS HISTORIAS MARAVILHOSAS COM CONTEUDO, TENHO TODOS OS FILMES ALEM DA IMAGINACAO,E SUAS HISTORIAS, NO LIMITE DA REALIDADE ,E TUDO QUE OS FILMES ANTIGOS NOS TROUXERAM DE BOM, HOJE E SO LOUCURAS NAO DA PARA ASSISTIR MAIS TV,PREFIRO OLHAR NA INTERNET E TRAZER O PASSADO DE VOLTA E OS BELOS FILMES. ALEXANDRE VELEDA PORTO ALEGRE DIA 24 01 2021.

    ResponderExcluir